Quem deseja organizar suas finanças e investir com mais consciência precisa contar com uma planilha de gastos. Essa ferramenta ajuda no controle e planejamento financeiro, trazendo benefícios no presente e para o futuro. Ao ter esse controle, você poderá ter uma visão completa de sua saúde financeira e adequar seus gastos à sua renda. Desse modo, será possível poupar e acumular patrimônio com tempo, desde que o dinheiro seja utilizado com inteligência.
· Acompanhe as entradas e saídas financeiras: Use uma planilha com campos para receitas e despesas, com datas. Anote tudo e atualize no dia de pagamento das contas. Evita esquecimentos e mantém controle eficiente. · Foque em economizar: Encontre maneiras de economizar, principalmente se seus gastos ultrapassam suas receitas. Não é preciso cortar tudo, foque em analisar categorias de despesas e identificar os maiores gastos mensais. Economize nessas áreas prioritariamente.
· Invista seu capital: Depois de conseguir economizar e poupar dinheiro mensalmente, é hora de investir esse capital para não ter prejuízos. Lembre-se de que a inflação diminui o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo. Você percebeu que é fundamental investir seu dinheiro. Mas como escolher as alternativas de investimento entre as disponíveis, sem cair em golpes? O primeiro passo é abrir conta em uma instituição confiável, como a Genial, para ter acesso a investimentos.
· Organização financeira pessoal: Com a planilha é possível detalhar todas as suas informações financeiras. Assim, você analisa a evolução dos seus ganhos e pode projetar os próximos passos em relação ao seu dinheiro. · Pagamento de suas obrigações: Anotando a data de vencimento de cada conta ou despesa, não haverá contas em atraso. Por outro lado, se há dinheiro a receber, é possível identificar essas pendências e organizar eventuais cobranças.
· Planejamento financeiro: fica mais fácil visualizar em quais setores você pode gastar menos e quanto é possível poupar todo mês. Dessa forma, é possível traçar objetivos de curto, médio e longo prazo e encontrar oportunidades para investir, poupar e guardar dinheiro. E, como consequência melhorar sua saúde financeira. Com o auxílio de uma boa planilha de gastos mensais a tarefa de organizar as finanças se torna muito mais simples.
· Escolha o meio, plataforma, ferramenta ou aplicativo: meio em que a planilha será utilizada. (Excel, Google Sheets e outros) · Determine as fontes de receita: anote todas suas fontes de receita. (salário, pró-labore, aluguéis, dividendos e benefícios) · Liste as despesas: liste as categorias de despesas mensais. (Alimentação, moradia, contas, cartões e outros) · Calcule os resultados: Somar todas as receitas e subtrair os gastos para obter o saldo do período.