A Gol ainda não superou a receita quando comparamos com 2019. Com a renovação de frota em andamento, esperamos que haja redução no consumo de combustível por aeronave para o ano que vem, já que os novos Boeing 737-Max possuem maior eficiência de combustível em relação aos Boeing 737-NG (cerca de 13%).
Utilizando os números reportados no 3T22 relativos a ASK e preço de combustível, estimamos que, caso a companhia estivesse com a relação de frota 737-MAX projetada para 2025 (50% da frota), sua economia de combustível por assento chegaria a aproximadamente 3,3% em relação ao que foi divulgado, o que aumentaria o EBITDA do trimestre em aproximadamente R$ 60 milhões.
Segundo a última apresentação de resultados da empresa, o plano para 2023 é aumentar a quantidade de novas aeronaves de 25% para 40% da frota. Gostaríamos de ressaltar nossa visão para Gol. Com o aumento do preço do petróleo, seu operacional vem sendo relativamente comprimido.
Com o aumento do preço do petróleo, seu operacional vem sendo relativamente comprimido. Além disso, a escalada do dólar fez com que o pagamento de seus leasings ficasse mais caro. Dito isso, fizemos uma análise de sensibilidade utilizando ambos os parâmetros mencionados para medir os impactos de ambas as variáveis no EBITDA da Gol em 2023.
Com a pandemia, os fabricantes de aeronaves concederam maiores prazos de pagamento para as companhias aéreas, visto que também estavam tendo problemas com abastecimento de componentes eletrônicos.
Com o término da pandemia e as operações normalizadas, é possível que haja um encurtamento desses prazos. Dado que aproximadamente metade de sua dívida se concentra somente em arrendamentos, e que cerca de 77% desses possuem prazo após 2023, caso isso se concretize, poderemos ver a Gol enfrentando alguns problemas de liquidez.
Se a empresa não gerar caixa no 4T22, somente a dívida remanescente para 2022 divulgada no 3T22 representa cerca de 90% do caixa e recebíveis de curto prazo da empresa, isso considerando que ela consiga adiantar seu contas a receber sem nenhum deságio. O 4T22 mais forte será importante para Gol voltar a respirar com mais tranquilidade.
Devido às premissas macroeconômicas mencionadas, elevadas dívidas com leasings em um período ainda longo de renovação de frota e um caixa substancialmente pequeno, optamos por rebaixar nossa recomendação de Gol para VENDER, com preço alvo de R$ 5,40