Em 11 de janeiro de 2023, a varejista anunciou inconsistências em seu registro financeiro por meio de um Fato Relevante, onde divulgou uma possível fraude no valor de R$ 20 bilhões. Porém, depois de análises, foi constatado que suas dívidas ultrapassam os R$ 40 bilhões.
Em semanas, a Americanas entrou com pedido de Recuperação Judicial. Trata-se de um processo no qual a empresa pode reestruturar suas dívidas e evitar a falência. Com isso, o mercado ficou em dúvida sobre a capacidade de pagamento da companhia e a sua manutenção no mercado.
👇
a Americanas apresenta uma grande operação, já que ela engloba atuação física e online, além de outras plataformas. Na prática, a companhia conta com mais de 40 mil funcionários e pode chegar a 100 mil empregos indiretos.
Ademais, o seu alto faturamento anual ajuda a movimentar a economia brasileira. Então a dívida da empresa com seus credores — em sua maioria a classe trabalhadora e fornecedores —, contribui para o impacto no mercado.
Nesse cenário, a crise das Lojas Americanas pode gerar colapso na cadeia produtiva brasileira com prejuízos para diversos setores econômicos. Afinal, a companhia gera grande volume de riqueza e tributos, além de empregar milhares de colaboradores e servir a milhões de consumidores.
Porém, a eventual falência da Americanas pode resultar em diversas demissões e possibilidade de fechamento de lojas de pontos físicos. Há também o risco de crédito, quando o devedor não paga o credor. Nesse contexto, além do prejuízo dos fornecedores, houve perda por parte dos investidores de alternativas relacionadas a Americanas.
As debêntures emitidas pela empresa e as cotas dos fundos imobiliários com imóveis alugados para as Lojas Americanas, por exemplo, foram afetadas. Os fundos de investimento que continham os títulos de crédito da empresa em suas carteiras, como o Nu Reserva Imediata, apresentaram quedas diante desse cenário.
Além do seu potencial de retorno, a renda fixa nos parece favorável sob o ponto de vista macroeconômico, uma vez que ela tende a ser resiliente em períodos de Selic alta por muito tempo.
No que se refere às ações, logo após o Fato Relevante e o pedido de recuperação judicial (RJ), a cotação dos papéis AMER3 também caiu. Isso levou à desvalorização do valor de mercado da empresa por conta das incertezas sobre o futuro da companhia.
A seguir, confira alguns dos principais pontos a destacar! ➤ Comportamento dos sellers ➤ Aumento do tráfego no site e aplicativo; ➤ Ganho de GMV no marketplace; Crescimento da venda direta
👇