Nova Marcação a Mercado: tudo o que você precisa saber sobre a nova regra

A marcação a mercado (MaM) é um dos mecanismos mais importantes para os investimentos, principalmente de renda fixa. Porém, muitos investidores não conhecem seu funcionamento e não sabem como ela pode afetar os resultados.

Com a intenção de mudar isso, novas regras foram previstas para a marcação a mercado em 2023. Logo, convém entender quais são as alterações para compreender como elas podem afetar a sua atuação no mercado de investimentos.

A principal alteração para a marcação a mercado da renda fixa é a forma como o preço do título e, consequentemente, o patrimônio do investidor devem ser apresentados.

Atualmente, o valor de um título é mostrado de acordo com o capital inicialmente investido mais a rentabilidade do período.

Porém, se o título for resgatado de modo antecipado, provavelmente ele não valerá aquele preço. Como você já sabe, a aplicação tende a ser negociada por um preço maior ou por um preço menor, dependendo das condições do mercado.

Segundo as novas regras da ANBIMA, as instituições financeiras ficam obrigadas a apresentar o valor do investimento atualizado periodicamente. Assim, você saberá quanto é possível obter ao vender a aplicação naquele momento.

Qual o objetivo da mudança na marcação a mercado?

Um dos motivos para a implementação da mudança é trazer mais clareza para quem investe.  Clique em "saiba mais" e entenda melhor os motivos da nova marcação a mercado em 2023.